Brasil movimenta quase 14 bilhões de reais em criptomoedas em apenas dois meses

Coréia do Sul aprova lei que regulamenta criptomoedas
03/12/2019
Capitalização do Bitcoin está próxima da Netflix
04/12/2019
Ver mais

Brasil movimenta quase 14 bilhões de reais em criptomoedas em apenas dois meses

Conforme a Instrução Normativa 1888/19 da RFB, a Receita Federal passou a exigir que pessoas físicas e jurídicas, domiciliadas no país e que movimentaram acima de 30 mil reais por mês em criptomoedas, comuniquem suas operações ao órgão, desde 1º de agosto deste ano. O órgão informou que os contribuintes brasileiros comunicaram nos dois primeiros meses quase 14 bilhões de reais.

No primeiro mês de obrigatoriedade, foram comunicadas à Receita um total de 4,483 bilhões movimentados em operações que vão de compra e venda até doações. No total, agosto registrou cerca de 1,5 milhão de operações com criptomoedas.

Já em setembro, o número de operações informadas caiu para pouco menos de 1 bilhão, mas o valor movimentando nessas transações mais que dobrou, sendo comunicado o montante de 9,488 bilhões de reais em moedas digitais.

Portanto, o acumulado do semestre com operações de criptomoedas foi de 13,971 bilhões de reais, segundo os dados da própria Receita Federal.

Segundo o órgão fiscalizador, as declarações são “fundamentais para identificar eventuais evasões fiscais”, tendo como objetivo combater a sonegação fiscal e evitar lavagem de dinheiro e remessas ilegais transfronteiriças por meio de moedas digitais. Porém, a Receita
informou também que até o momento nenhum processo investigativo foi aberto com base nas declarações recebidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *