Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro tem anúncio relacionado a tecnologia blockchain

Consulta pública: regulamentação sobre criptomoedas
20/12/2019
Bitcoin se destaca no top 10 na busca por investimento
23/12/2019
Ver mais

Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro tem anúncio relacionado a tecnologia blockchain

Entidades governamentais brasileiras estão se relacionando cada vez mais com blockchain. Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou a possibilidade de criar um cadastro de investidores que utiliza blockchain, enquanto o BNDES e a PUC-Rio criaram um portal para conectar profissionais da área e projetos. Agora, é a vez da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Rio de Janeiro anunciar uma iniciativa utilizando blockchain.

Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro adota tecnologia blockchain nesta segunda (23). A instituição estadual se torna uma das primeiras do país a utilizar essa tecnologia para autorização de acesso.

Essa medida pretende trazer segurança e transparência a um ponto fundamental para o estado. Isso porque a função da Secretaria Estadual da Fazenda do Rio de Janeiro é fiscalizar órgãos/empresas e tributar os mesmos, ou seja, há importância em manter os acessos aos sistemas da melhor forma possível.

Em uma era onde os sistemas de gerenciamento são todos digitais, a medida segurança é um ponto-chave. Com a tecnologia blockchain, que será implementada de forma gradativa, espera-se uma melhora nos serviços.

Certamente a tecnologia blockchain tem estado em um ano de destaque na política pública brasileira. No governo federal brasileiro a tecnologia blockchain tem sido alvo de estudos da Receita, CVM e BNDES. Ou seja, na esfera federal brasileira a realidade já é a tecnologia distribuída de blocos.

Dentre as principais vantagens estão o registro de dados com confiabilidade e imutabilidade. Além disso, o acesso aos dados de forma transparente podem ser feitos por diferentes atores de sistemas.

Essa nova estrutura de dados já é apontada como uma das principais tendências mundiais da tecnologia para a próxima década. Dessa forma o governo do Rio ao prestar atenção nessas soluções se antecipa a uma tendência mundial.

De acordo com informações da Secretaria Estadual da Fazenda do Rio de Janeiro, o uso da tecnologia blockchain terá foco em acessos. As informações foram publicadas na página 8 do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro neste dia 23.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *